Aos leitores e sonhadores...
Num dos momentos mágicos da rapsódia de Mário de Andrade, temos esta passagem: “A Ursa Maior é Macunaíma. É mesmo o herói capenga que de tanto penar na terra sem saúde e com muita saúva, se aborreceu de tudo, foi-se embora e banza solitário no campo vasto do céu”. Nesta parte da história, Macunaíma – cansado deste mundo – se transformou na constelação da Ursa Maior e ocupou um lugar no espaço encantado.
Essa passagem metaforiza a função e a missão de uma biblioteca: fazer voar, possibilitar subir aos céus da imaginação, contribuir para conquistarmos lugares e situações só possíveis no universo da criação. Seja física ou digital, isso não importa, toda biblioteca possibilita o abrir das portas da interpretação, fazendo com que novos mundos e novas pessoas habitem o nosso imaginário.
A Biblioteca Digital Ler o Mundo, homenageia a obra Macunaíma de Mario de Andrade, cuja maior inspiração é o herói criado pelo autor, uns dos personagens mais livres da nossa literatura, oferece aos leitores e sonhadores um acervo de literatura clássica que não envelhece, que nos faz viajar rumo à magia das palavras e das emoções que sempre trazem algo novo, sempre nos tiram do nosso conforto e nos provocam a enxergar o invisível. Daí a importância de livros e leituras – estes nos levam até o passado para refletir o presente e sonhar com um futuro melhor. Eis o sonho de Macunaíma. Eis a missão da Biblioteca Digital Ler o Mundo.
Prof. Leandro Garcia
Doutor em Estudos Literários
Ficha técnica
- Coordenação: Daniela Quitete
- Bibliotecárias: Joana Apolinário e Michelle Vieira
- Programação visual: Mara Ferrari e Uaal!
- Desenvolvimento do site: Uaal!
- Realização: Instituto Oldemburg de Desenvolvimento