Olá  , seja bem-vindo(a).

Aos leitores e sonhadores...

Num dos momentos mágicos da rapsódia de Mário de Andrade, temos esta passagem: “A Ursa Maior é Macunaíma. É mesmo o herói capenga que de tanto penar na terra sem saúde e com muita saúva, se aborreceu de tudo, foi-se embora e banza solitário no campo vasto do céu”. Nesta parte da história, Macunaíma – cansado deste mundo – se transformou na constelação da Ursa Maior e ocupou um lugar no espaço encantado.

Essa passagem metaforiza a função e a missão de uma biblioteca: fazer voar, possibilitar subir aos céus da imaginação, contribuir para conquistarmos lugares e situações só possíveis no universo da criação. Seja física ou digital, isso não importa, toda biblioteca possibilita o abrir das portas da interpretação, fazendo com que novos mundos e novas pessoas habitem o nosso imaginário.

No nosso caso, a Biblioteca Digital Macunaíma, cuja maior inspiração é o herói criado por Mário de Andrade, uns dos personagens mais livres da nossa literatura, oferece aos leitores e sonhadores um acervo de literatura clássica que não envelhece, que nos faz viajar rumo à magia das palavras e das emoções que sempre trazem algo novo, sempre nos tiram do nosso conforto e nos provocam a enxergar o invisível. Daí a importância de livros e leituras – estes nos levam até o passado para refletir o presente e sonhar com um futuro melhor. Eis o sonho de Macunaíma.

Prof. Leandro Garcia
Doutor em Estudos Literários

Ficha técnica

  • Coordenação: Daniela Quitete
  • Bibliotecárias: Joana Apolinário e Michelle Vieira
  • Programação visual: Mara Ferrari e Uaal!
  • Desenvolvimento do site: Uaal!
  • Realização: Instituto Oldemburg de Desenvolvimento

Para ter acesso ao acervo, faça primeiro o seu cadastro e depois preencha o login.
Boa Leitura!

Declaro que li e estou de acordo com a política de privacidade e os termos de uso da Biblioteca Macunaíma